Entrevista ao Professor Doutor Ricardo Amaral - Última parte

O "Porto Cruzeiros" apresenta a última parte da entrevista realizada ao Professor Doutor Ricardo Amaral, que gentilmente aceitou o convite.
O Professor Doutor Ricardo Amaral é, para além de Professor, Autor, Presidente da Abremar - Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Diretor geral da Royal Caribbean International, Celebrity Cruises e Azamara, para a América Latina e Caraíbas.
O livro "Cruzeiros Marítimos", da sua autoria, foi uma das principais publicações utilizadas na investigação que realizei.
Uma vez mais o "Porto Cruzeiros" agradece a sua colaboração e disponibilidade.  


Porto Cruzeiros (PC): Considera lançar brevemente mais alguma obra como o livro “Cruzeiros Marítimos”, fundamental, para quem como eu, estuda a indústria dos cruzeiros?
Ricardo Amaral (RA): Sim considero, mas não necessariamente no formato anterior, tenho alguns projetos que devem ser finalizados em 2013 sobre livros de cruzeiros marítimos.

PC: Douglas Ward considera, no seu guia da Berlitz, o “Tour do Pão do Açúcar” e o “Tour do Corcovado e do Cristo Redentor” como duas das cem excursões mais populares realizadas pelos turistas de cruzeiros. Qual a sua opinião?
RA: Na minha opinião são tours imperdíveis no Rio de Janeiro, assim como cada destino tem seus Landmarks, por todo Brasil temos esse tipo de situação "imperdível", assim como na Europa, Alasca, Caribe, Asia.

PC: No ano de 2011, e segundo dados da CLIA, 16,3 milhões de turistas realizaram um cruzeiro, contra os 14,8 milhões de 2010. Como prevê a evolução deste número para o ano de 2012?
RA: A Evolução desse número depende do aumento da oferta, desta forma com novos navios teremos um crescimento e o mais importante é que esse crescimento tem sido sustentável ano após ano.

PC: O “Porto Cruzeiros” tem como principal objetivo abordar a temática do turismo de cruzeiros, em especial o turismo de cruzeiros no Porto de Leixões (Norte de Portugal). Considera que as boas ligações aéreas entre o Brasil e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto) poderão beneficiar os turnarounds de turistas de cruzeiros Brasileiros no Porto de Leixões, tendo em conta a construção do novo terminal de cruzeiros de Leixões (inaugurado em Abril de 2011), o que irá incluir em 2013 uma nova estação de passageiros?
RA: Não conheço o Porto e não posso afirmar, mas de forma direta os investimentos em infraestrutura ampliam a possibilidade de crescimento e oferecem um melhor serviço aos usuários sejam Cruise Lines ou Turistas ou operadores locais.
 
PC: Como considera o crescente aumento de interesse por cruzeiros que incluam escalas na faixa atlântica da Europa, onde se incluí a Península Ibérica, e o Porto de Leixões?
RA: Me parece que a Globalização dos cruzeiros e itinerários especificamente o crescimento na Europa favorece essa região que pode ser um gateway dos reposicionamentos vindos da América do Norte, sem dúvida melhores condições de operações e custos nessa área podem trazer uma maior competitividade e aumento do volume.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A animação turística e o turismo de cruzeiros

Portos de escala e portos turnaround

Ofertas de emprego na MSC Cruzeiros