Entrevista Porto de Portimão - Parte IV



O "Porto Cruzeiros" apresenta a quarta e última parte da entrevista realizada junto do Porto de Portimão, cujas respostas são da autoria do Dr. Luís Monteiro – Promoção do Porto de Portimão.
O "Porto Cruzeiros" agradece a colaboração do Dr. Luís Monteiro e do Dr. José Pedro Silva Soares (Portimão Urbis).

Porto Cruzeiros (PC): Quais as principais rotas dos navios de cruzeiro que fazem escala no Porto de Portimão?
Dr. Luís Monteiro (LM): Dada a sua localização à entrada do Mediterrâneo, o Porto de Portimão está incluído em diversas rotas de navios de cruzeiros. Desde logo, em Março-Abril, nas rotas de reposicionamento das Caraíbas e da América do Sul para o Mediterrâneo e para o Norte da Europa e, em Outubro-Novembro, no sentido inverso para as Caraíbas e para a América do Sul. Durante o período Abril – Outubro, na época alta dos cruzeiros na Europa, integramos as rotas dos navios do Norte da Europa para o Mediterrâneo e vice-versa, as rotas do Mediterrâneo para as Ilhas Atlânticas e regresso e as rotas realizadas no Mediterrâneo Ocidental.   


Porto de Portimão
PC: Qual o posicionamento do Porto de Portimão no mercado de turnaround nacional?
LM: Apesar de já ter recebido algumas operações de turnaround ou de início ou fim de itinerários, o Porto de Portimão é essencialmente um porto de escala, sendo os números de turnaround residuais face ao contexto nacional.

PC: Quais as principais excursões que os turistas de cruzeiros realizam durante a escala no Porto de Portimão?
LM: À medida que as dimensões dos navios e concomitantemente a capacidade de passageiros crescem, é necessário diversificar e alargar as excursões a toda a região do Algarve. Em 2011, os operadores turísticos que organizam as excursões para as companhias de cruzeiros, disponibilizaram uma oferta diversificada de excursões, quer em termos de qualidade, quer em termos de quantidade, com uma abrangência geográfica de Sagres a Tavira. Foram oferecidos um total de 21 programas aos passageiros, cuja venda foi antecipadamente realizada a bordo dos navios de cruzeiros. Destes programas, os mais vendidos foram o “Lagos / Sagres” (2.561 passageiros), o “Lagos / Carvoeiro” (1.702 passageiros) e o “Monchique / Silves” (860 passageiros), conforme figura seguinte.



Fonte: Operadores Turísticos. Elaboração própria.

As localidades que mais beneficiaram com as escalas dos navios cruzeiros no Porto de Portimão, foram Lagos (5.028 passageiros), Sagres (2.625 passageiros) e Carvoeiro (2.438 passageiros). Ainda assim, através da figura seguinte pode-se verificar o âmbito geográfico de impacto económico gerado pelo sector de cruzeiros pelo Porto de Portimão.

 Os navios que mais contribuíram para a presença de passageiros em Portimão foram os navios Empress e Grand Voyager, que totalizaram 38% dos passageiros que fizeram escala em Portimão. Destes passageiros, apenas 10% participaram em excursões organizadas.
 

Fonte: Operadores Turísticos. Elaboração própria.


Relativamente aos passageiros que fizeram excursões, verificamos que, em 2010, 8.193 passageiros participaram em excursões, representando cerca de 24% de um total de 33.843 passageiros. Em 2011, esta percentagem foi de 23%, considerando que dos 44.481 passageiros, apenas 10.313 passageiros participaram em excursões.



Fonte: Operadores Turísticos. Elaboração própria.

PC: Que tipo de informações sobre o destino Portimão/Algarve são fornecidas aos turistas que optam por visitar a região pelos próprios meios?
LM: O terminal de cruzeiros dispõe de um Posto de Turismo que presta todo o apoio aos visitantes que chegam dos navios de cruzeiros e que pretendem visitar o destino de uma forma independente, recorrendo a mapas e a brochuras com os principais pontos de interesse e atrações da região.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A animação turística e o turismo de cruzeiros

Portos de escala e portos turnaround

Ofertas de emprego na MSC Cruzeiros