Entrevista ao Professor Doutor Ricardo Amaral - Parte II

O "Porto Cruzeiros" tem a honra de iniciar a publicação da entrevista realizada ao Professor Doutor Ricardo Amaral, que gentilmente aceitou o convite.
O Professor Doutor Ricardo Amaral é, para além de Professor, Autor, Presidente da Abremar - Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Diretor geral da Royal Caribbean International, Celebrity Cruises e Azamara, para a América Latina e Caraíbas.
O livro "Cruzeiros Marítimos", da sua autoria, foi uma das principais publicações utilizadas na investigação que realizei.
Uma vez mais o "Porto Cruzeiros" agradece a sua colaboração e disponibilidade.  
De seguida apresentamos a segunda parte desta entrevista.

Porto Cruzeiros (PC) Ainda sobre a indústria de cruzeiros no Brasil poderia indicar aos leitores do “Porto Cruzeiros” quais os principais portos de escala no Brasil, assim como, de turnaround?

Prof. Doutor Ricardo Amaral (RA) - Os principais portos de escala no Brasil são: Santos, Rio de Janeiro e Salvador (portos de embarque e desembarque), além de Búzios e Ilhabela.

PC - Considera que o futuro da oferta de cruzeiros irá incidir cada vez mais em navios de grandes dimensões, verdadeiros destinos turísticos em si mesmo?

RA - Os navios de grandes dimensões são um enorme sucesso entre o público cruzeirista. Porém, por serem de grande porte, visitam apenas portos que possuem estrutura para recebê-los. A Royal Caribbean conta em sua frota com os dois maiores navios de cruzeiros do mundo, o Oasis of the Seas e o Allure of the Seas, ambos com capacidade para 5.400 passageiros e mais de 2.000 tripulantes. Com roteiros regulares pelo Caribe Leste e Oeste, os dois navios contam, cada um, com 26 opções gastronômicas, além de um carrossel em tamanho real, pista de patinação, tirolesa, dois simuladores de surf, campo de mini golf e o primeiro teatro aquático a bordo de um navio, com apresentações diárias, entre muitas outras atrações. Mas existe público para os navios médios e menores.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A animação turística e o turismo de cruzeiros

Portos de escala e portos turnaround

Ofertas de emprego na MSC Cruzeiros