Um blogue sobre turismo, o destino Porto e o terminal de cruzeiros de Leixões

....Um blogue sobre turismo, o destino Porto e o terminal de cruzeiros de Leixões.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Entrevista a Fernando Santos - Parte I

O "Porto Cruzeiros" entrevistou Fernando Santos, responsável pelo "infoCruzeiros" e o Autor/Produtor do programa "Cruzeiros" exibido na SIC Notícias e SIC Internacional.

De seguida apresentamos a primeira parte da entrevista:

Porto Cruzeiros - Quais as suas perspetivas para a evolução do turismo de cruzeiros nos portos nacionais para o ano de 2012, em termos de escalas e de número de turistas?

Fernando Santos - Temos vindo a verificar sobretudo nos 5 últimos anos, um crescimento acentuado no número de escalas e de turistas de cruzeiros, fruto de diferentes razões. Internamente os portos têm vindo a fazer um esforço, não só de infraestruturas em munir os seus Terminais (cais acostáveis) e Gares marítimas de melhores condições, mas sobretudo, de darem cada vez mais atenção à variável “Promoção” dos destinos em feiras internacionais, onde contactam com armadores e com outros portos, com cujos responsáveis, podem ajudar a elaborar propostas de novos itinerários. A nível externo, os armadores continuam a aumentar as suas frotas e com isso, a terem necessidade de colocar a navegar todos os seus navios. Daí que os preços também tenham vindo a diminuir e a aumentar o número de turistas. Por outro lado verifica-se também que a idade média dos cruzeiristas tem vindo a baixar. Os navios têm cada vez melhores condições e isso é um fator atrativo e que fideliza, naturalmente. Claro que o próprio conceito de cruzeiro também atualmente mudou colocando o Foco no Cliente, provocando maior satisfação ao turista. Mas são muitas as variáveis que pesam no sentido de um crescimento de escalas e de turistas, apesar das dificuldades económicas que a Europa atravessa, nomeadamente o nosso país, o que irá provavelmente acontecer é a diminuição dos preços globais, mexendo nas margens dos armadores, das agencias de viagens físicas e online, que cada vez mais terão importância na altura da compra.

Sem comentários:

Enviar um comentário