Escalas de cruzeiros como potenciadoras dos destinos turísticos

Quando decorre a escala de um navio de cruzeiros num qualquer porto marítimo dá-se o desembarque de muitos turistas de cruzeiros. Dependendo das suas motivações os turistas optam por participar numa excursão organizada ou então por visitar a região pelos seus próprios meios. Em casos de escalas mais longas os turistas podem ainda optar por fazer as duas coisas.
Durante a escala, o turista de cruzeiro fica a conhecer alguns pontos de interesse do destino, o que permite avaliar, embora por vezes de forma superficial, esse local.
Depois da visita é possível avaliar o grau de satisfação e de fidelização de um turista de cruzeiro relativamente à região visitada. A avaliação pode ser positiva ou negativa, o que influencia a probabilidade desse turista regressar ao destino em cruzeiro ou mesmo por outros meios.
A escala realizada, por muito curta que seja, permite ao turista avaliar se aquele destino é interessante ou não ao ponto de poder programar uma nova visita, possivelmente com estadia e de maior duração.
Outro relevante efeito potenciador do destino que se encontra associado aos turistas de cruzeiros prende-se com o facto de o turista poder "vender" o destino junto dos seus conhecidos. Com efeito, se a opinião for positiva poderão incentivar novos turistas a visitar aquela região, em cruzeiro ou de outra forma.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A animação turística e o turismo de cruzeiros

Portos de escala e portos turnaround

Ofertas de emprego na MSC Cruzeiros