Um pouco da história do transporte de passageiros no Porto de Leixões

Segundo Alves e Sousa (2002), até à década de 1950 o movimento de passageiros em Leixões era caracterizado essencialmente por fluxos emigratórios, com destino transatlântico. Já na década de 1950 este movimento tornou-se cada vez mais intra-europeu, o que, juntamente com a revolução do transporte aéreo e do facto dos grandes navios transatlânticos não conseguirem entrar no porto, fez com que o número de passageiros em Leixões diminuísse.
Alves e Sousa (2002) referem ainda que, com o objectivo de permitir a Leixões um novo posicionamento no mercado de passageiros procedeu-se à construção de uma estação de passageiros, com projecto da autoria dos arquitectos Francisco Figueiredo e Fernando Távora, e com execução directa da APDL. A construção da estação de passageiros decorreu em 1957-1958, tendo sido inaugurada a 8 de Abril de 1961.
A construção da nova estação de passageiros foi muito importante, o que juntamente com o crescimento das docas, se reflectiu num incremento do fluxo de passageiros, sendo o Norte do país o principal ponto emissor de emigrantes, que nesta altura também já tinham como destino o Ultramar Português (Alves e Sousa, 2002).
A estação de passageiros de Leixões encontra-se situada na Doca 1 Norte do Porto de Leixões, ocupando uma área de 840m2 sendo o seu edifício, com uma construção em madeira similar ao casco de um navio, um exemplar arquitectónico dos anos 60, estando classificado como Património Arquitectónico da cidade de Matosinhos (APDL, 2011).

Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa! Deveras um espaço de grande interesse. Os cruzeiros não só se trata de ver e fotografar navios, é sempre bom conhecer o lado teórico destes, o que faz funcionar esta industria que tem passado ao lado das crises.
    Vou adicionar link à minhas de blogues.

    Cumprimentos,

    João Abreu.

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